terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sob o sol da África

Pôr do sol na África,
na cidade de Cartum, capital do Sudão
Foto: Andre Lara /dez/2009

    Ontem falei por telefone com um amigo sudanês, que garantiu que a posição dos políticos em Cartum em relação ao referendo é calma. “Não há tensão.  O presidente já deu várias declarações de que o governo do Sudão aceitará o resultado do referendo”.
    Muito bem. Acho ótimo que Omar Al Bashir não queira movimentar o exército para segurar o sul do país. Afinal, por ordem do governo dele, muita gente inocente morreu. Porém, no interior do Sudão há muitos guerrilheiros, também no sul. Com certeza haverá disputas territoriais e políticas à base da bala.
    Em 2009, quando visitei o país, recebi a informação de que grupos nômades armados existem aos montes, são tribos. O Sudão é um vasto território, a maior parte não têm estradas asfaltadas. Foge ao controle do governo a movimentação de tribos que se deslocam procurando terra, e que aceitam lutar para ganhar dinheiro e comida. Questão de sobrevivência.
    As batalhas que estão acontecendo, anunciadas nos jornais, não são novidade. Sempre houve e com o aumento da instabilidade política que tende a ocorrer, caso a separação ocorra, só resultará em mais conflitos tribais por oportunidades melhor de existência. Dai não adianta apontar o dedo para ninguém, pois muitos são os senhores das armas que fazem seus negócios sombrios, armando tribos para se confrontarem. Não importa quem morra. Talvez, se pensar melhor, a secessão não é a solução de um problema e sim, o começo de vários outros. 
   Os governantes africanos estão temerosos. Acham que a independência do sul pode fortalecer ideais de separação que ocorrem em outros países, como Angola, Somália, Tanzânia, Marrocos e Senegal.
     A situação do continente africano é muito mais complexa do que podem mostras os jornais e TVs. A divisão étnica que existe é de proporção pitoresca e a cultura tribal é claramente predominante.
    Torço para que tudo ocorra em paz, mas temos que encarar que nem sempre a torcida basta. 

5 comentários:

Anônimo disse...

tuilooa PAZ começa dentro de cada um de nos e se exterioriza. Começando dentro do LAR.A paz se conquista.

Anônimo disse...

Ninguem pode dar paz p/ ninguem nem mesmo DEUS.Pode sim fortalecer nossa paz.

Anônimo disse...

Todos nos escolhemos,recolhemos.elegemos,ATRAÍMOS, buscamos, expulsamos, modificamos tudo aquilo que nos rodeia a existência.Cada nação e cada ser atrai aquilo que merece de acordo com seu modo de ser.

Anônimo disse...

A auto crueldade é sem duvida a mais dissimulada de todas as opressões.De todas as violências que padecemos,as que fazemos contra nos mesmos são as que mais nos fazem sofrer.Nessa crueldade,não se derrama sengue,somente se constroem cercas e cercas,que passam a nos SUFOCAR e a nos afligir por dentro.

Anônimo disse...

A questão de sobrivivência p/ todos nos é fundamental.Os senhores das armas, começa seu curso de SENHOR dentro de casa.Como existiu no Brasil os senhores de engenho e matriarcas.Mulheres que não aceitam sua feminilidade o lado masculino fala mais alto.