segunda-feira, 15 de junho de 2009

Os Estados Unidos e o Islam

O discurso do presidente dos Estados Unidos no Cairo marca uma nova trajetória nas relações entre o Islam e o resto do mundo. Foi um discurso com o propósito claro de separar o sentimento que o governo americano tem pelos muçulmanos e as necessidades que levam aquele país a guerrear em terras islâmicas. Durante oito anos de governo Bush os muçulmanos foram marcados pelos estereótipos de terroristas e inimigos dos regimes democráticos. O discurso do novo presidente americano marca uma nova fase. É o momento em que os muçulmanos podem levantar a cabeça e mostrar que não são responsáveis pelas atitudes de uma minoria. Jamais em toda a história um presidente da maior potência econômica do mundo se referiu ao Islam com tanto conhecimento e respeito. Barack Hussein Obama falou de sua convivência com os muçulmanos em sua infância, citou passagens do Corão, condenou o extremismo religioso e se referiu aos profetas seguindo a sunna. O pronunciamento do presidente americano é uma demonstração de que os rumos da política externa americana estão sendo retraçados. Mostra a grandeza da religião, o peso moral e histórico que ela sustenta diante de toda a civilização mundial. Barack Hussein Obama não só iniciou um diálogo em busca do fortalecimento da diversidade e da tolerância como também mostrou que conhece o Islam, o Corão e a vida do profeta Maomé. Diferentemente de seu antecessor, que só fez negar a tradição democrática da história estadunidense. Espero que esse discurso conduza o povo dos Estados Unidos e os muçulmanos a um caminho de paz, onde possam desenvolver a confiança mútua e assim fortalecer a justiça e a prosperidade. O verdadeiro Islam ajudou a tirar o mundo ocidental da idade das trevas e agora pode contribuir para guiar o mundo no caminho da luz e da tolerância.


“Sou cristão, mas meu pai pertencia a uma família queniana que tem gerações de muçulmanos. Na minha meninice, vivi vários anos na Indonésia e ouvia o chamado do azaan ao romper do dia e ao pôr do sol. Quando jovem, trabalhei com comunidades em Chicago, onde muitos encontraram dignidade e paz em sua fé muçulmana. Como estudioso da História, também tenho consciência da dívida que a civilização tem para com o Islã.”
Barack Hussein Obama, em discurso na Univesidade Al-Azhar, no Cairo, Egito.

Um comentário:

Monica Campi disse...

É, concordo que a política externa com o Obama agora é outra. Uma pessoa com mais consciência da história do mundo já é um grande passo.
Mas tb concordo em alguns poucos pontos com os aiatolás que se dividiram com o discurso do Obama: as palavras só terão sentido quando se tornarem ações. Aí sim, botarei a maior fé.