domingo, 14 de agosto de 2011

Falando de Guevara

A caçada a Bin Ladin só poderia dar certo se o tio Sam tomasse as rédeas e fosse atrás do então inimigo número 1. Depois que tudo aconteceu, surgiu a pergunta do por que o governo paquistanês não descobriu o paradeiro de Osama. Falou-se em rompimento entre EUA e Paquistão. Especulações. Nesse tempo eu estava estudando um texto político do comandante de guerrilha Ernesto Che Guevara, e encontrei uma passagem interessante sobre as condições daqueles que fazem parte do povo, e são recrutados pelo exército para combater o inimigo interno. Interpretei que: como nas periferias brasileiras, o contato entre os guerrilheiros, que são os inimigos do Estado e tudo mais, é mais próximo  da população, e com um trabalho bem feito essas milícias podem criar uma aproximação mais eficaz aumentando o próprio poder de ação. Fugindo do poder do Estado.


Osama Bin Ladin era querido do povo. E sua memória deixará milhões de adeptos. Não faço a menor idéia de qual seria uma solução razoável para um problema que, disso tenho certeza, ainda durará por muito tempo.


Segue:
"TODOS OS ANOS SAO RECRUTADOS OS JOVENS QUE ABANDONAM SUA TERRA ONDE DIARIAMENTE VIAM, COM OS PRÓPRIOS OLHOS, O SOFRIMENTO DOS PAIS, SENTINDO NA PELE A MISÉRIA E A INJUSTIÇA SOCIAL. SE UM DIA SAO ENVIADOS COMO CARNE DE CANHAO CONTRA OS DEFENSORES DE UMA DOUTRINA QUE ELES SENTEM COMO JUSTA EM SUA CARNE , SUA CAPACIDADE AGRESSIVA FICARÁ PROFUNDAMENTE AFETADA, E, COM SISTEMAS DE DIVULGAÇAO, MOSTRANDO AOS RECRUTAS A JUSTIÇA DA LUTA, A RAZAO DA LUTA, SE OBTERAO MAGNÍFICOS RESULTADOS". COMANDANTE CHE GUEVARA